terça-feira, 11 de março de 2014

Um texto que não é sobre xadrez

Qual a diferença entre Robert James Fischer e Adolf Hitler?
Pra quem não conhece xadrez, Robert James Fischer, mais conhecido como Bobby Fischer, foi campeão mundial de xadrez em 1972, derrotando Boris Spassky. Apesar disso, ele também ficou muito conhecido por ter abandonado o xadrez como campeão mundial (não defendendo seu título em 1975) e por seus discursos anti-americanos e especialmente anti-semitas.
Dada essa pequena introdução, voltamos à pergunta: qual a diferença entre Bobby Fischer e Adolf Hitler? talvez precisemos de mais algumas explicações...
Até hoje, Adolf Hitler é lembrado por todas as atrocidades que cometeu durante todo o seu "governo" na Alemanha nazista. Bobby Fischer, por outro lado, é conhecido como o grande campeão de xadrez que não realizou todo o seu potencial.
E se fosse o contrário? e se Bobby Fischer tivesse chegado ao alto escalão do governo nazista em 1933? e se Adolf Hitler fosse reconhecido como um grande pintor no começo da década de 1970? Certamente a história do xadrez e talvez das artes teria mudado radicalmente. Mas será que a história da humanidade seria diferente? Será que as atrocidades cometidas contra os judeus (entre outros povos) não seriam as mesmas?
Alguém poderia me questionar: por que essa pergunta logo agora? bem, Gary Kasparov (reconhecidamente um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos) visitou recentemente o túmulo de Bobby Fischer, e quando perguntado sobre a ocasião fez declarações do tipo "Bobby não realizou seu potencial como enxadrista, não estamos prestando homenagem às suas polêmicas, mas ao grande talento enxadrístico que não realizou". E aqui fica a minha dúvida: vale a pena glorificar um homem pelos seus feitos enxadrísticos, mesmo sabendo que se ele tivesse oportunidade, provavelmente repetiria as mesmas atrocidades que outros cometeram?
Filosoficamente falando, existem um sem número de questões que poderiam ser levantadas a partir desses primeiros parágrafos. Mas tentando nos ater ao momento histórico, tentando levar em conta o raciocínio de Adolf Hitler e o raciocínio de Bobby Fischer, será que Bobby Fischer não poderia ser o mesmo grande estrategista que foi derrotado e do qual a história fala tão mal? será que Adolf Hitler não poderia ser a grande mente campeã mundial de xadrez? O que estou tentando dizer é: por que relevar os defeitos de Fischer e por que exaltar os defeitos de Hitler? Não seriam os dois pessoas absolutamente execráveis da mesma maneira?
Mais uma vez, cabe a pergunta: qual a diferença entre Adolf Hitler e Bobby Fischer? seria o fato de que Bobby nunca teve a oportunidade de mandar um judeu para a câmara de gás? e se sim, por que relevar toda a sua loucura e admirá-lo como pessoa? por que não apenas lembrar dos seus lances no tabuleiro e esquecer da pessoa nojenta que ele foi? por que visitar o túmulo de um nazista e dizer que ele merece ser elogiado?

Nenhum comentário: